Você está aqui: Página Inicial / Ameaças
Ameaças

Infográfico

boto-cinza-ameacas-2.jpg

Captura Incidental

Viu esse curativo no meu nariz? É uma marca que vou carregar para o resto da vida. Ganhei essa cicatriz quando nadava, tranquilamente, com meus irmãos, e me enrosquei em uma rede de emalhe. Na tentativa de escapar, quase me afoguei... Foi horrível! Consegui me soltar, mas fiquei com essa marca no nariz.

Nos últimos anos, dezenas de botos-cinza ficam presos nessas redes, mas não têm a mesma sorte que eu.

Interação com a pesca

E esse anzol na minha barbatana? Não é um acessório! É outra marca, resultado da minha interação com a atividade pesqueira. Como a pesca industrial irregular leva todo o meu alimento, passo a disputar "espaço" com a atividade pesqueira artesanal. 

Pesca predatória

Nos últimos anos, notamos que as sardinhas, um dos peixes preferidos dos botos-cinza e base da nossa alimentação, têm sumido das águas da Baía de Sepetiba. Está muito difícil achar o que comer por aqui. Grandes barcos passam e arrastam todos os peixes. Por falta do nosso alimento, ficamos cada vez mais magros e desnutridos. A Baía é nossa casa o ano todo. Diferente de outros cetáceos, nós não temos o hábito de migrar, se não encontrarmos alimento por aqui, não conseguiremos sobreviver.

Poluição

Além de bom nadador, excelente pescador, de auxiliar no equilíbrio da cadeia alimentar da Baía de Sepetiba e de ser fofo e lindo, você sabia que sou um bioindicador da qualidade dos ambientes marinhos? Isso significa que sou o primeiro a sofrer as consequências da poluição. Por absorver poluição facilmente, tenho tido muitos problemas de pele e de ossos, além de infecções.