Você está aqui: Página Inicial / Atuação do MPF

Atuação do MPF

Recomendação 10/02/2016
Recomenda ações a diversos órgãos para impedir o risco eminente de extinção do Boto-Cinza nas Baías de Sepetiba e de Ilha Grande. Órgãos recomendados: Delegacia da Captania dos Portos em Itacuruça, Polícia Federal, Ibama, Inea, Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba. Entre as ações recomendadas pelo MPF está a elaboração de um cronograma de fiscalização semanal na Baía.

Recomendação 10/07/2015
Recomenda criação de  Grupo Interinstitucional entre Ibama, Inea, Capitania dos Portos de Itacuruçã, Polícia Federal e Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba para traçar estratégias para diminuir ou paralisar a mortandade de boto-cinza na Baía de Sepetiba

Recomendação 07/07/2015
Recomenda que o Ibama e  a Marinha do Brasil promovam fiscalizações rotineiras na Baía de Sepetiba, para coibir a prática de pesca clandestina, com saída de embarcações fiscalizatórias pelo menos à frequência quinzenal, mantendo-se diariamente agentes fiscalizadores no cais.

Recomendação 20/03/2015
Recomenda monitoramento aéreo e marítimo de toda a Baía de Sepetiba para identificar profundidade e extensão de poluição decorrente de derramamento de óleo pela Transpetro e também a implantação de barreira de contenção na área de habitat do boto-cinza

Ata de reunião
Ata de reunião realizada entre o MPF e os órgãos ambientais com atuação nas Baías de Sepetiba e de Ilha Grande, em 14 de outubro de 2014, para discutir ação de preservação do boto-cinza.