Você está aqui: Página Inicial / O boto-cinza
O Boto-Cinza
O boto-cinza é listado pelo Ministério do Meio Ambiente como espécie ameaçada e tem status de espécie vulnerável na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção (Portaria MMA n.444 de 17/12/2014)

O boto-cinza

Pequeno cetáceo conhecido pelo nome científico Sotalia guianensis. No Brasil, pode ser encontrado desde o Pará até Santa Catarina. As Baías de Sepetiba e de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são os locais de maior concentração da espécie no país. O boto-cinza gosta de ficar em áreas abrigadas, como enseadas e baías, especialmente próximas a manguezais.

Características

O boto-cinza vive entre 30 e 35 anos. Apesar de ser um dos menores golfinhos da família dos Delphinidae, a espécie pode chegar até 2,2 metros e 90 kg. O dorso é cinza e duas bandas laterais mais claras. A barriga pode variar entre uma cor rosada até um cinza muito claro. O boto-cinza é rápido e  chega a velocidade máxima de 30km/h. Gosta de comer peixes, lula, camarão.

Curiosidades

A gestação do boto-cinza dura quase um ano! E ele já nasce com cerca de 1 m de comprimento! Após a gestação, o filhote é amamentado por pelo menos seis meses. Somando o tempo de amamentação ao da gestação, a mãe demora entre dois anos e meio de três para ter outro filhote. Esse grande intervalo entre uma gestação e outra é mais uma dificuldade para a preservação da espécie.